O Núcleo de Estudos de Documentação Histórica - NEDHIS - é um acervo de documentos históricos localizado no Campus de Ciências Humanas - CCH- da Universidade Estadual Vale do Acaraú.
Iniciado em 2001 pela Professora Maria Aparecida Vasconcelos Lopes, o então Núcleo de Estudos de História Regional - NEDHIR, o núcleo tem como missão coletar, conservar e difundir a documentação de caráter permanente produzida pela administração pública na espera executiva, legislativa e judiciária, bem como instituições públicas e privadas consideradas de interesse geral, visando ajudar na historiografia no Estado do Ceará.
O acervo do NEDHIS é composto por documentos textuais e especiais (fotografias, ilustrações, etc) de órgão público e privado, além de documentos particulares, datadas desde o século XVIII até os dias atuais.
O acervo está dividido em:
- EXECUTIVO: documentos da Prefeitura Municipal de Sobral (Atas, Editais, Decretos, Receita e Despesa, Impostos da Câmara); Pró-Reitoria de Extensão da UVA (Relatórios, Projetos e Ofícios); Coordenação do Curso de História da UVA (Livros de Frequencia, Relatórios, Projetos, Diários, Ofícios, etc)
- JUDICIÁRIO E EXTRAJUDICIÁRIO (CARTÓRIOS): Inventários e Testamentos (Séculos XVIII ao XX); Processos Criminais (Sedução, Adultério, Homicídios, etc); Processos de Ações Cíveis (Letras de Câmbio), Trabalhistas e Comerciais.
- LEGISLATIVO: Livros da Câmara Municipal de Sobral.
- PRIVADO (PESSOA FÍSICA E JURÍDICA): Firmas Comerciais de Granja, Acervo do Padre Lira, Pimentel Gomes, Marcos da Cruz e Cartas destinadas a Dom José.
- ECLESIÁSTICO: Livros de Batismo, Tombos e de Irmandades.
- SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA: Serviço Promoção Humana de Camocim.
- PERIÓDICOS: Jornais Impressos dos Séculos XIX ao XXI (Correio da Semana, A Lucta, A Imprensa, O Rebate, A Ordem, O Cearense, Expresso do Norte, etc); Revistas (Veja, Istoé, Carta Capital, etc); Jornais Microfilmados.
Comentários
Postar um comentário