Pular para o conteúdo principal

Apresentação

A oportunidade de elaborarmos um projeto para a criação de um grupo Tutorial ainda era para nós algo muito distante se comparado com a realidade de outras IES. Contudo, o Edital 09 de 2010 era bastante amplo, possibilitando pelo menos que tentássemos concorrer em um dos lotes.
 De posse das informações e feita uma consulta no curso quem poderia se candidatar a elaborador do projeto e futuro tutor, restou para nós a tarefa. Tendo como única fonte a proposta do Curso de Geografia que concorrera no ano anterior, partimos para a formatação da nossa proposta, fundamentada na temática da catalogação e preservação documental, tendo no NEDHIS – Núcleo de Estudos e Documentação Histórica o futuro campo de trabalho. 
Sinceramente, naquele momento achávamos que nossa proposta não tinha como ser apresentada pela UVA como uma das propostas concorrentes pela IES, já que outros cursos já tinham tido a experiência da construção de um projeto em 2009. No entanto, colocadas junto á PROGRAD, os próprios colegas proponentes acharam por bem escolher a nossa proposta e a do Curso de Pedagogia como as melhores, o que acabou sendo uma decisão acertada, posto que foram aprovadas. 
Hoje, decorridos dois anos de trabalho, já temos o que contar. Somos conscientes, no entanto, que poderíamos ter feito mais, que a própria IES poderia ter dado um suporte melhor aos grupos, mas também compreendemos que tudo isso é uma caminhada e que é nela que aprendemos também.
E aqui fica o agradecimento a todos os professores do Curso de História, aos bolsistas, ex-bolsistas e voluntários e todo o corpo discente e administrativo.

Carlos Augusto Pereira dos Santos


Tutor do Grupo PET História UVA (2010-2013) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NEDHIS

    O  Núcleo de Estudos de Documentação Histórica - NEDHIS -  é um acervo de documentos históricos localizado no Campus de Ciências Humanas - CCH- da Universidade Estadual Vale do Acaraú.    Iniciado em 2001 pela Professora Maria Aparecida Vasconcelos Lopes, o então Núcleo de Estudos de História Regional - NEDHIR, o núcleo tem como missão coletar, conservar e difundir a documentação de caráter permanente produzida pela administração pública na espera executiva, legislativa e judiciária, bem como instituições públicas e privadas consideradas de interesse geral, visando ajudar na historiografia no Estado do Ceará.   O acervo do NEDHIS é composto por documentos textuais e especiais (fotografias, ilustrações, etc) de órgão público e privado, além de documentos particulares, datadas desde o século XVIII até os dias atuais.   O acervo está dividido em: EXECUTIVO: documentos da Prefeitura Municipal de Sobral (Atas, Editais, Decretos, ...
Aula Inaugural 2016.2 Dentro das atividades de recepção aos estudantes do Curso de História para o início deste período letivo a coordenação do curso planejou a execução de uma palestra com o seguinte tema: Problemas Contemporâneos do Ensino de História, que foi realizada ontem (14/11/2017), às 18:30 no Auditório Milton Santos, no Centro de Ciências Humanas. Com o intuito de dialogar sobre a instabilidade política em que vivemos atualmente, sobretudo no tocante aos descaminhos que a educação está sendo levada e como o nosso papel enquanto estudantes e professores de História é fundamental para que se respeite as leis educacionais e que assim se formem cidadãos capacitados para a vida intelectual e social, e com formação digna e concreta sobre o mundo de trabalho. Tivemos a honra de receber para o momento de discussão a Professora Ma. Carla Silvino de Oliveira, professora do Curso de História da Universidade Federal do Piauí (UFPI), doutoranda em Educação pela USP, e a profes...
Parceria PET - PIBID: Oficina Os Jornais nas Aulas de História Realização da Oficina Os Jornais nas Aulas de História, em parceria com o PIBID-História, ocorrida ontem (26/04), pela manhã, no Centro de Ciências Humanas - CCH. Foi muito importante poder ofertar está oficina a equipe do PIBID, que assim como o Grupo PET se disponibiliza a trabalhar para melhorar o ensino de história.